Novo Degase

Notícias

  • Departamento realiza segundo dia do Seminário Socioeducativo

    01/12/2016

    Por Ascom

    O segundo dia do III Seminário Internacional e VII Estadual Socioeducativo começou com uma roda de conversa entre psicólogas do departamento e as jovens do Cense Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e meninos da Escola João Luiz Alves, unidade de internação masculina. Eles falaram sobre o cotidiano nas unidades e sonhos para o futuro.

    Depois, a professora Iolanda Oliveira e o jornalista Carlos Alberto Medeiros fizeram um retrato do momento em que o país passa na questão racial. Costumes culturais, possíveis razões e o regime de cotas nas universidades e concursos públicos foram alguns dos temas tratados pelos dois.

    Na parte da tarde, o diretor do Sesc Nacional, Carlos Artexes, participou de uma mesa de debates com a promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude Infracional da capital, Janaína Pagan,  e a psicoterapeuta Sandra Celano com o tema "Redes Interinstitucionais de Políticas para a Juventude". O diretor comentou sobre a última pesquisa realizada sobre a juventude brasileira em todos os seus aspectos e explicou como o Sesc funciona nacionalmente, deixando claro que pretende estreitar laços com o Degase na busca por projetos e contribuição à causa dos adolescentes infratores. Já a promotora, assim como a psicoterapeuta pediu para nos focarmos nas redes de apoio aos jovens para se chegar a um melhor resultado com eles.

    - Devemos investir em construção de redes de apoio. Pessoais, de trabalho, de educação – disse a promotora.

    Já Sandra indagou o público perguntando que tipo de escola podemos criar com os jovens e que seja inovador. Fez também referência às redes de apoio, classificando a centralizada como ruim, a descentralizadora, menos pior, e a melhor de todas, a distribuída.

    Trabalhos, pesquisas e experiências com a socioeducação em diversos estados do Brasil foram mostrados em salas do Sesc, com profissionais do Degase e de outras instituições.

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados