• ESE realiza primeira "Semana do Servidor"

25/11/2016

Na última terça-feira (22/11), o Educandário Santo Expedito (ESE) realizou a abertura das atividades da “Semana do Servidor”, que se estenderá até a sexta-feira (25/11), alcançando todos os plantões da unidade. O evento, que conta com programação nos turnos da manhã e tarde, foi criado para valorizar o trabalho realizado pelos servidores, promover ações de bem-estar, saúde física e mental para todos que trabalham no Educandário.

Neste primeiro dia, os servidores foram recepcionados com uma grande mesa de café da manhã na biblioteca da unidade, criando um momento de confraternização entre os presentes, seguido da apresentação do projeto “Qualidade de Vida no Trabalho e Promoção à Saúde” e as boas vindas realizadas pela subdiretora da unidade, Verônica Valença, e a Técnica em Segurança do Trabalho do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador (Nupst) do Novo Degase, Sandra Azevedo Castro.

- Nossa ideia, em criar esse projeto é, em primeiro lugar, investir e promover o bem estar dos servidores. Nosso desejo é que esse seja apenas o pontapé inicial, uma semente que dê frutos com o passar do tempo e se expanda para outras unidades e se repita por muitos anos - pontuou a técnica.

A coordenadora de saúde integral e reinserção social do Novo Degase, Christiane Zeitoune, também esteve presente prestigiando o encontro e parabenizou os idealizadores e organizadores do evento.

- É muito bom quando somos contemplados com projetos novos, com um olhar diferente em meio a um cotidiano de tantas adversidades como nós temos no exercício da socioeducação. O que vemos aqui hoje são profissionais que acreditam no seu trabalho - comemorou Christiane.

Na sequência, os servidores puderam escolher livros que estavam disponíveis para doação e participaram de uma oficina de contação de histórias realizada pela psicóloga e contadora de histórias Jacqueline Lopes, onde interagiram e foram às gargalhadas com as participações improvisadas dos colegas.

- Quando se fala em contação de histórias, a maioria das pessoas acredita, equivocadamente, que essa é uma atividade direcionada especificamente para crianças, mas as histórias pertencem a todos, com elas nos emocionamos, refletimos, gargalhamos, sonhamos, nos identificamos e acessamos memórias. É muito saudável momentos como esses, em que quebramos rotinas, saímos da nossa zona de conforto e aliviamos a tensão do dia a dia, porque é a rigidez que muitas vezes leva às doenças. – explicou a psicóloga.

No decorrer do dia aconteceram atividades como: oficina de Danças Circulares, com a psicóloga Eliza Lopes, do Nupst do Novo Degase; aula de alongamento e relaxamento, com a professora de Educação Física do ESE, Miriam Zaparolli; apresentação do Nupst, explicando o funcionamento do setor, distribuindo material informativo sobre hipertensão, acidentes de trabalho, projetos do Núcleo, esclarecendo dúvidas e promovendo atividades de saúde com os servidores. A equipe realizou, durante toda a tarde, aferição de pressão arterial, glicose e circunferência abdominal, com posterior encaminhamento para retorno quando necessário.

A programação seguiu intensa durante toda a Semana do Servidor, com manicure realizada pela equipe do Instituto Embelleze; feira de saúde com o mestre em enfermagem Marcelo Lassala e equipe; projeto Diálogos com o psicólogo Juraci Brito; cine debate com o filme “Pele Preta, Máscara Branca”, coordenado pelo Conselho Regional de Psicologia da baixada fluminense e, fechando hoje (25/11), com o corte de cabelo masculino e barba, novamente com a equipe do Instituto Embelleze; oficina de meditação com Alexandre Ambrósio e show da cantora Amanda Garden.