Novo Degase

Notícias

  • Adolescentes do PACGC fazem oficina de poesia “A Descoberta de um Poeta”

    18/11/2016

    Por Ascom

    Um grupo de adolescentes está fazendo oficina de poesia todas as quartas-feiras, das 16h as 17h, no Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina, na Ilha do Governador. A psicóloga Aline Garcia é a responsável por incentivar as meninas a ler poesias em voz alta e também a criar seus próprios textos.

    - Além de melhorar a leitura, a escrita, elas também levam as poesias para os alojamentos, onde decoram e praticam a entonação, assim evoluem no momento de ler em público – explica Aline, que participou da oficina da poeta e atriz Elisa Lucinda, há poucos meses, no próprio Degase.

    Autores como Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Cora Coralina, Solano Trindade, entre outros, são os favoritos. Textos próprios também são lidos por elas, incentivando a autoexpressão, o vocabulário, a elevação da autoestima e outros benefícios.

    As adolescentes escolheram o nome da oficina: “A Descoberta de um Poeta” e estão contentes com a oportunidade. Dizem que não estavam acostumadas com a leitura e com a escrita.

    - Colocamos no papel muitas lembranças, sentimentos, o coração. Além de perdermos a vergonha para falar em público – disse uma delas.

    Um sarau está sendo organizado como forma de comemorar o encerramento desta turma e dar início a uma nova. Em breve, a unidade irá marcar a data.  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados