Novo Degase

Notícias

  • Equipe Talentosas do Cense PACGC fica em 3º lugar em torneio de robótica e se classifica para etapa nacional

    26/10/2016

    No último sábado (22/10), no Colégio Pedro II, no Barreto, em Niterói, a Equipe Talentosas, composta pelas adolescentes do Colégio Estadual Luiza Mahin, que funciona dentro do Cense Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina do Novo Degase, conquistaram o terceiro lugar na Categoria Middle do Torneio Brasil de Robótica 2016 - etapa Rio de Janeiro. O torneio contou com a participação de nove equipes nas modalidades Middle e High. Com essa colocação a equipe se classificou para a etapa Nacional que acontecerá em dezembro, no mesmo local.

    A professora de robótica das meninas do Cense PACGC, Sandra Saragoça, explicou o projeto deste torneio.

    - Este ano, a proposta das alunas era desenvolver uma solução que pudesse auxiliar o pequeno e o médio produtor de grãos (Pulsos). Nossas meninas adaptaram esteiras de alto custo e alta tecnologia para a realidade do pequeno produtor. Fizeram uma máquina que tem uma esteira e, embaixo, um ventilador. Ambos alimentados pela energia limpa gerada por uma bicicleta. À medida em que os grãos que vem da colheita são colocados na esteira e passam por cima do ventilador, os grãos defeituosos e as impurezas como insetos e palhas, que são mais leves, voam para um local ao lado. E os grãos bons que são mais pesados, seguem o caminho e caem no recipiente que vai levar os grãos para ensacar.

    Na mesa de Missões, o robô tinha que levar o agricultor para a lavoura, transportar os Pulsos até o Porto além de outras.

    A Equipe Talentosas é formada por 10 adolescentes, tendo sido representada por quatro no evento. A professora Sandra Saragoça e o professor e agente socioeducador, Frederson Lívio, são os técnicos e que dão aulas na unidade e as acompanham nos torneios.  

    - Semanalmente a nossa equipe recebe o auxílio da Equipe FrancoDroid do Colégio Liceu Franco Brasileiro, que auxilia na capacitação dos professores e no trabalho realizado – completa Sandra.

    No evento, também esteve presente a família de uma das adolescentes da equipe. A mãe, o padrasto e os três irmãos, que puderam presenciar este momento tão importante na vida da jovem.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados