• Novo Degase realiza primeiro dia do IV Seminário dos Operadores do Sistema Socioeducativo do Estado do Rio

21/10/2016

Por Ascom

Organizado pela Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire e dedicado à cultura da paz e não violência, o IV Seminário Socioeducativo do Novo Degase teve seu primeiro dia aberto pelo diretor geral do departamento, Alexandre Azevedo. O seminário, de dois dias (19 e 20/10), foi realizado no Ministério Público do Estado do Rio e teve a mesa de abertura composta pela promotora de Justiça da Infância e Juventude da Capital, Janaína Pagan, a juíza Raquel Chrispino, o promotor Marcos Fagundes e a assessora da Superintendência da Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, Dayanne Silva de Lucena.

O diretor geral Alexandre Azevedo disse como é importante reinventar relações e comentou sobre a cooperação entre os servidores, parceiros e instituições para se chegar ao tema do seminário deste ano: a cultura e educação para a paz e não violência.

- Percebo que houve uma convergência entre os atores do sistema socioeducativo. Estamos vivendo um momento ímpar na socioeducação. E o que vejo é que muitos saíram de suas “caixinhas” para entenderem melhor coisas que não entendiam e ajudarem outros para assim chegarmos num lugar melhor. É a oportunidade para reinventarmos relações.

O seminário serviu também para o lançamento do site da ESGSE Paulo Freire, que passa agora a ter um sítio eletrônico onde poderá receber e fornecer informações, consultas, inscrições, históricos, entre outras questões envolvendo o setor. A diretora da ESGSE, Janaína Abdalla, e o professor José Eustáquio Cauper mostraram ao público presente um pouco do novo website.

A primeira mesa foi composta pela juíza da Vara da Infância e da Juventude da Capital, Vanessa Cavalieri; a defensora pública Eufrásia das Virgens e o promotor Rogério Pacheco. O tema foi Sistema de Garantia de Direitos: diálogo e colaboração para o Sistema Socioeducativo.

A segunda mesa da manhã contou com a doutora em Antropologia Social, Adriana Facina, a coordenadora de atendimento integral do programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Karoline Mendes; e o documentarista da Agência de Redes para a Juventude, Marcus Faustini, que dissertou sobre seus projetos para impactar as comunidades, aumentando suas redes e repertórios.

À tarde, foi a vez do delegado de Polícia Civil e doutor em Ciência Política, Orlando Zaccone, compor a mesa com o chefe da Divisão de Segurança do Degase, Elineque Oliveira; e a doutora em Psicologia Social, Célia Passos, dissertarem sobre o tema socioeducação, segurança e educação para a paz, e seus possíveis caminhos.

No fim da tarde, o evento recebeu a subsecretária de Assistência Social, Nelma de Azeredo; a coordenadora do Sistema Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio, Ana Garcia e a assistente social da Justiça Federal do Rio, Josélia Reis. Elas trataram sobre a Política de Assistência Social e a interface com o sistema de garantia de direitos.