Novo Degase

Notícias

  • CoNafro leva ao ESE arte e reflexão sobre a cultura negra

    11/10/2016

    No último dia 28 de setembro, o Educandário Santo Expedito (ESE) recebeu, em seu Centro Cultural, o Coletivo Negro Afronta (Conafro) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O grupo apresentou atividades de reflexão social a 30 adolescentes e também a  servidores da equipe técnica. 

     "De onde vim, onde fui parar e como estou" foi a primeira performance encenada; através de expressões artísticas como poema, dança e canto mostrou a origem do negro, refletiu sobre a escravidão e o que vem sendo buscado nesse momento em relação a direitos, representatividade e visibilidade. Em um segundo momento houve a exibição do curtametragem "Alguém falou de Racismo?". A obra de 23 minutos de duração foi produzida em 2002 no Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), sob a direção de Daniel Caetano. 

     De acordo com a equipe técnica do Educandário, a atividade possibilitou aos jovens envolvidos na atividade uma reflexão sobre o papel do negro, sua história  e herança  cultural, através  das diferentes formas de representação  do racismo em nossa sociedade.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados