• Agentes Socioeducativos de Volta Redonda e Barra Mansa fazem capacitação contra incêndio

07/10/2016

Nesta quarta e quinta-feira (5 e 6/10), agentes socioeducativos do Novo Degase lotados no Pólo Socioeducativo Regional do Sul Fluminense, fizeram a primeira capacitação de Prevenção e Combate a Incêndios em parceria com o 7º e o 22º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), de Barra Mansa e Volta Redonda, respectivamente.

A atividade se iniciou na Sala de Formação Socioeducativa do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Barra Mansa e terminou, à tarde, nas dependências do quartel do corpo de bombeiros. A capacitação também irá se estender, em breve, para os Agentes Socioeducativos do CENSE Volta Redonda.

De acordo com o coordenador regional Adriano Guedes Custódio, a capacitação inaugura uma importante parceria com os GBM das duas principais cidades do sul fluminense:

- A formação pretende avançar para a construção do Plano de Contingência e Combate a Incêndios para as unidades do Pólo Socioeducativo Regional – planeja o coordenador.

Instrutor da parte prática, o capitão Thiago, lotado no 7º GBM, falou sobre o preparo:

- Foi uma palestra de como utilizar os extintores no dia a dia, os tipos de extintores e a aplicação de cada um. O objetivo não é formar nenhum brigadista, mas preparar para agir emergências que podem ser controladas por qualquer pessoa, desde que esteja capacitada – explicou o capitão Thiago, que contou com os soldados Ruan e Rafael para as orientações práticas.

Um dos servidores que fizeram o treinamento nesta quarta-feira, o agente socioeducativo Jackson, elogiou o curso e avaliou como proveitoso:

- Os bombeiros hoje nos ensinaram a combater um princípio de incêndio e as orientações foram muito boas, certamente serão úteis e proveitosas para o caso de ocorrer uma emergência – comentou o agente, lotado em Volta Redonda.

A capacitação inaugurou também as atividades do Núcleo Descentralizado da Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE), que irá organizar e promover formação socioeducativa para servidores das três unidades do Novo DEGASE que compõe Pólo Socioeducativo Regional do Sul Fluminense: Centro de Socioeducação (Cense) de Volta Redonda e os Criaads Barra Mansa e Volta Redonda. Todos os agentes socioeducativos que participaram desta primeira formação serão certificados pela Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire.