• Projeto Diálogos traz espaço para promover a saúde mental e emocional de servidores do Novo Degase

16/09/2016

Na última terça-feira (13/09) aconteceu no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Santa Cruz,  a implementação do Projeto Diálogos, um espaço de escuta e troca de experiência entre os servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro.

A reunião foi aberta pela Coordenadora de Saúde Integral e Reinserção Social do Novo Degase, Christiane Zeitoune, que apresentou o Projeto Diálogos e destacou a sua importância como um momento de refletir sobre os desafios e angústias que são vivenciados pelos socioeducadores no seu cotidiano.

- Esperamos que, com o espaço do projeto, esses profissionais possam se fortalecer e superar seus desafios, encontrando momentos de felicidade e parceria no seu ambiente de trabalho - incentivou a coordenadora.

Na sequência, o psicólogo Juraci Brito, coordenador do Projeto Diálogos e integrante da equipe do Núcleo de Promoção de Saúde do Trabalhador (NUPST) do Novo Degase, falou do objetivo desses encontros, que acontecerão semanalmente, em dias e horários fixos, por um período inicial de 6 meses.

- Nós partimos do entendimento de que a quebra na rotina das atividades diárias, a abertura para escutar o que o outro tem a dizer e a oportunidade de dialogar sobre os desafios e os conflitos,  são formas de colocar em palavras as práticas instituídas. Acreditamos que esta estratégia funcione como promotora de saúde e de bem estar pessoal e profissional - explicou Juraci.

Na ocasião, foi aplicada uma dinâmica com a finalidade de que os servidores presentes pudessem falar de suas expectativas em relação ao projeto na unidade. Em cada reunião serão trabalhados temas diversos propostos pelo programa inicial e outros sugeridos pelos participantes no decorrer dos encontros.

A próxima unidade que receberá o Projeto Diálogos será o Educandário Santo Expedito (ESE), com início das reuniões no dia 29 de de setembro.