Novo Degase

Notícias

  • Novo Degase pela primeira infância

    19/09/2016

    Por Ascom Degase


    Na manhã da última sexta-feira (16/09), aconteceu no auditório da Escola João Luis Alves (EJLA), a cerimônia de abertura da Semana do Bebê, uma agenda proposta pela Unicef a estados e municípios para promover uma grande mobilização em favor da primeira infância.


    Por meio da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE), a Coordenação de Saúde Integral e Reinserção Social (CSIRS), as direções das unidades socioeducativas e diversos parceiros, o Novo Degase realizará, até o dia 25 de setembro, uma série de atividades sociais, oficinas, debates, reflexões e apresentações culturais para os adolescentes e suas famílias.


    - Nosso objetivo é promover a garantia de direitos desses jovens, dos seus filhos e das famílias que eles irão formar, porque uma coisa que precisa, urgentemente, acabar é esse “nascimento tardio” de muitos meninos e meninas, que só recebem acesso a muitos desses direitos quando chegam aqui – apontou o Diretor Geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo.


    Na ocasião da cerimônia, também estiveram presentes compondo a mesa de abertura: Maria Mostafá, Secretária Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância; Esperanza Vives, Representante Adjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Mauro Osório, Presidente do Instituto Pereira Passos; Raquel Santos Chrispino, Juíza e Coordenadora Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (CEVIJ); Eufrásia Maria de Souza, Defensora Pública da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Lúcia Glioche, Juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e Janaína Abdalla, diretora da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire do Novo Degase (ESGSE).


    - Juntamos muitos parceiros para fazer tudo isso acontecer, e não podemos dizer que este é apenas um evento, é um momento, uma pequena parte de um grande trabalho que todos nós estamos realizando juntos – comemorou Esperanza Vives, representante adjunta da Unicef.


    Na oportunidade, foram apresentados os resultados da pesquisa “Agentes da Transformação”, executada pelos próprios adolescentes dentro das unidades, entrevistando outros jovens que também estão em cumprimento de medidas socioeducativas e levantando dados importantes sobre o perfil desses jovens. Os adolescentes que participaram como entrevistadores deram seus depoimentos sobre a experiência. 


    Além disso, um grupo de cinco meninos que cumprem medida de internação no Centro de Socioeducação Irmã Assunción de La Gándara Ustará (Cense Volta Redonda), alunos de violão, realizaram uma apresentação musical com o professor Thiago Procópio, do Projeto Acreditar, que atua no Cense e tem o apoio da Fundação Beatriz Gama. Na sequência, dois adolescentes da EJLA apresentaram suas composições autorais de rap e a psicóloga Eliana Olinda Alves, da CEVIJ, realizou uma palestra sobre Cuidado e Formação de Vínculo. 


    - O trabalho que se dá início aqui vai ter uma repercussão muito grande na vida desses jovens e na garantia dos seus vínculos familiares, principalmente os da primeira infância. – complementou Christiane Zeitoune, coordenadora de Saúde Integral e Reinserção Social do Novo Degase.


    Outros parceiros envolvidos no projeto também estiveram presentes por meio de seus representantes, foram eles: Fundação Xuxa Meneghel; Rede Não Bata, Eduque!; Ong Promundo e Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da UERJ (Nesa).

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados