Novo Degase

Notícias

  • Degase recebe secretário de Esportes e judoca Flavio Canto para conhecerem novo espaço de projeto de judô

    03/09/2016

    Por Ascom

     

    O Novo Degase recebeu, nesta sexta-feira (02/09), a visita do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, e do judoca, fundador do Instituto Reação, Flavio Canto. Os dois, ao lado do diretor geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo, conheceram o novo espaço que está sendo reformado e que poderá, em breve, receber mais internos nas aulas de judô do projeto, que há seis meses já acontece no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na Ilha do Governador.

     

    O novo espaço será numa quadra reformada da Escola João Luiz Alves, unidade de internação do Novo Degase, com 150 metros quadrados. As aulas de judô já contam com 80 adolescentes, dois professores e um coordenador. Tatame, quimonos e toda estrutura que já existe continuará e será ampliada no novo espaço.

     

    - Essa visita do secretário e do Flavio Canto nos mostra que com parcerias, com a colaboração de todos, com a sociedade civil participando junto com os entes governamentais, mesmo num momento desafiador como a economia apresenta agora, grandes coisas podem ser feitas. E ali, é essencial para o adolescente fazer um novo projeto de vida e ter uma perspectiva de vida fora dos muros da instituição – salientou o diretor geral Alexandre Azevedo.

     

    O local deve ser inaugurado até a primeira quinzena de outubro. O secretário Marco Antônio Cabral comentou sobre o projeto.

      

    - A visita de hoje foi muito importante para constatarmos que a parceria entre as instituições e iniciada pelo Instituto Reação está dando muito certo. A novidade ficará por conta de turmas de judô feminino, uma solicitação das menores em cumprimento de medidas socioeducativas.

     

    O secretário e o medalhista das Olimpíadas de Atenas (2004), Flavio Canto, fizeram questão de comentar com os adolescentes sobre o ouro olímpico conquistado pela judoca Rafaela Silva, revelada pelo Instituto Reação. Ela poderia servir como inspiração para milhares de jovens que buscam no esporte um futuro melhor. Os dois visitaram, além do projeto de judô, diversos outros cursos do Novo Degase, como o de Fotografia, Informática, a Sala de Jogos, entre outros. O judoca fez um treino de judô com cada um dos adolescentes da turma da manhã e o secretário jogou uma partida de damas com um adolescente.

     

    - Esse ouro da Rafaela é muito simbólico e demonstra para esses jovens que o esporte é um caminho transformador de vidas. Em seis meses deste núcleo, já podemos perceber um novo olhar deles. A nova sala traz a possibilidade de atender mais gente. Estamos estudando a ideia de colocar uma academia de musculação para a preparação física, o que trará uma melhora na autoestima deles. O esporte é movido por esperança e é isso que esta parceria leva aos adolescentes – concluiu Flavio Canto. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados