Novo Degase

Notícias

  • Jovens da EJLA viajam para o Vale do Café pelo projeto “Trilhas e Rumos Para um Novo Caminho”

    02/08/2016

    Por Ascom

    Na última sexta-feira (29/07), dois adolescentes da Escola João Luiz Alves, unidade de internação do Novo Degase na Ilha do Governador, participaram da excursão à Vassouras, Paracambi, Paulo de Frontin, Mendes e Miguel Pereira. A atividade sociocultural faz parte do projeto “Trilhas e Rumos Para Um Novo Caminho”, da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel). O diretor adjunto da EJLA, Cristóvão da Silva, o agente socioeducador Bruno Medrado e o diretor da Dicel, Alexander Martins, também participaram da viagem.

    Eles visitaram primeiro a fábrica têxtil de Paracambi, atual universidade pública e antigo observatório e cápsula do tempo. Seguindo pela Serra do Curió, conheceram as cidades de Paulo de Frontin e Mendes, passando pelo distrito de Cinco Lagos.

    Em Vassouras, foi trabalhado o contexto histórico-geográfico com os jovens. A Praça da Igreja da Matriz encantou os adolescentes do Novo Degase. Eles também conheceram a casa onde foi gravada, em 2001, a minissérie Presença de Anita, da TV Globo. Conheceram os casarões dos barões do café, o asfalto pé-de-moleque e assistiram a passagem da tocha olímpica. Depois visitaram Miguel Pereira, onde estiveram na antiga estação de trem e no projeto ferroviário da cidade. Foram também à cachoeira Santa Branca, que surpreendeu a todos pela sua beleza, e à ponte do Lago Javari.

    O diretor da Dicel, Alexander Martins, ressaltou que sempre vale a pena esse tipo de projeto e de viagem, por toda contemplação aos lugares que se visita, como também pela história que se conhece. Não só os adolescentes como os servidores voltam muito satisfeitos.

    - Esse projeto se torna impactante não só aos adolescentes como também para os servidores. Temos casos de colegas que compraram casas em lugares visitados pelo projeto – disse Martins.  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados