Novo Degase

Notícias

  • Adolescentes do Cense PACGC visitam aldeia indígena em Maricá

    17/06/2016

    Por Ascom Degase

    Nove meninas do Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC) viajaram, na sexta-feira (10/06), para a cidade de Maricá (RJ), mais precisamente até a Restinga de São José do Imbassaí, onde conheceram a Aldeia Indígena Ka''aguy Hovy Porã. A excursão faz parte do projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho, da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel).

    Servidores da unidade e o diretor da Dicel, Alexander Martins, participaram da viagem que teve caráter pedagógico com explicações sobre a cultura indígena e a ancestralidade da tribo Tupu- Guarany, além de contar sobre a formação da aldeia naquela região e a forma de viver em harmonia com a natureza. Para a viagem, as adolescentes foram selecionadas por meio de avaliações. Bom comportamento e desempenho na escola foram alguns dos critérios.

    Ao chegar, as adolescentes e a equipe do Novo Degase foram recepcionadas pelo tupã da Aldeia, que seguiu com o grupo para a cozinha comunitária da tribo, onde as índias preparavam a comida. O próximo local a ser visitado foi a “Casa da Reza”, um espaço onde os curandeiros tratam as enfermidades e preparam medicamentos com ervas e outras matérias-primas naturais.

    Na sequência, os visitantes conheceram a escola bilíngue da tribo, onde as crianças se apresentaram uma a uma, com seus nomes em Tupy e na língua portuguesa, os dois idiomas ensinados no local. As socioeducandas também se apresentaram e foram homenageadas com uma apresentação dos alunos que cantaram em Tupy-Guarany para elas.

    - Tivemos um dia de convivência muito pacífica e agradável.  Além da cultura indígena que as adolescentes puderam conhecer, também fizemos uma trilha até o rio onde os jovens índios pescavam, conversamos com o Pajé da tribo, conhecemos o lugar onde eles praticam esportes, o restaurante da Aldeia, tomamos o café produzido por eles mesmos. As meninas se mostraram muito interessadas, curiosas, ficaram encantadas. Essa troca de cultura favorece muito a empatia, cultiva sentimentos bons e promove o aprimoramento interior – ressaltou Alexander Martins.

    Ainda durante o passeio, as jovens do PACGC participaram de uma breve cerimônia em que foram pintadas pelo cacique com tinta de urucum, integrando-as à comunidade da Aldeia. Elas também assistiram a confecção artesanal de produtos indígenas, conheceram o mecanismo de sustentabilidade da aldeia, como funciona a rede de esgoto, captação de água e o lixo reciclável.

    O projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho já levou jovens do Novo Degase para conhecer diversos lugares como o Forte de Copacabana, o Centro Cultural da Bíblia, a Praia da Bandeira, o cinema Ponto Cine, as cidades de Teresópolis, Paraty, Miguel Pereira e Vassouras. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados