Novo Degase

Notícias

  • Projetos do CAI Belford Roxo e Novo Degase na final da II Edição do Laboratório de Inovações sobre Saúde de Adolescentes e Jovens

    30/05/2016

    Por Ascom 

    A segunda edição do Laboratório de Inovações sobre  Saúde de Adolescentes e Jovens (2014/2015) identificou oito práticas, de um total de 62 trabalhos inscritos, para serem sistematizadas e divulgadas no portal Inovação em Saúde e na série técnica NavegadorSUS. Junto à experiências das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Vacaria (RS), Salvador (BA), Campo Bom (RS), Divinópolis (MG) e Xapuri (AC), o Novo Degase inscreveu sete trabalhos e teve quatro deles classificados entre os oito finalistas.

    Dois trabalhos são do Centro de Atendimento Intensivo (CAI) Belford Roxo, unidade de internação e internação provisória, e os outros dois da Coordenação de Saúde Integral e Reinserção Social do Novo Degase. O potencial de reprodutibilidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e os resultados alcançados pela experiência foram alguns dos pontos observados pela equipe no processo de seleção.

    A médica do Novo Degase, Eliana Silva, acredita que o CAI Belford Roxo teve como mérito melhorar seu atendimento e sua relação com os adolescentes. 

    - O CAI mostrou muito bem as suas práticas que vêm dando certo e têm um grande impacto social junto aos adolescentes – disse Eliana. 

    A unidade de Belford Roxo tratou de temas como tabagismo –  que foi zerado na unidade – e também apresentou um trabalho sobre grupos terapêuticos com foco nas drogas lícitas e ilícitas.  

    Na seleção, dos 62 trabalhos inscritos em todo o Brasil, vinte e seis foram apresentados em Brasília. Destes, dezoito foram colocados para uma equipe avaliadora, in loco, no período de setembro a outubro do ano passado, com o objetivo de conhecer mais de perto as práticas propostas.  Dos 18, oito foram selecionados.  

    - Eles estiveram na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, na Cecel, e no CAI Belford Roxo. Conversaram com os adolescentes e observaram se realmente o que foi proposto nos trabalhos acontecia na prática – completou Eliana. 

    O próximo passo do Laboratório de Inovações é a elaboração do livro NavegadorSUS e a ampla divulgação das experiências em congressos e eventos. 

    Veja a relação das oito experiências que foram selecionadas como as melhores do Brasil:

    http://apsredes.org/saude-adolecente-jovens/



    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados