Novo Degase

Notícias

  • Ação Social viabiliza emissão de Carteira de Trabalho no Cense Dom Bosco

    24/05/2016

    Por Ascom Degase


    Nesta segunda-feira (23/05), o Centro de Socioeducação (Cense) Dom Bosco, unidade de internação masculina do Novo Degase, recebeu a equipe da Secretaria de Estado, Trabalho e Renda (Setrab) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para ação social de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).


    A atividade é direcionada para os adolescentes que cumprem medida socioeducativas, tanto no Cense quanto em outras unidades,  e estendida aos familiares dos jovens e também dos servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro. 


    Na ocasião, um grupo de onze adolescentes do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente de Bangu (Criaad Bangu), unidade masculina de semiliberdade, compareceu para confeccionar suas carteiras. A assistente social do órgão, Sandra Marques, responsável por acompanhá-los, falou sobre essa oportunidade.


    - A documentação civil dos adolescentes é de extrema importância, ela é o primeiro passo concreto para a cidadania. Com esse documento em mãos e com a profissionalização que o Degase oferece, eles podem sair do sistema socioeducativo aptos a se inserir em uma atividade profissional formal – explica a servidora.


    Durante o mês de maio, em uma mobilização de profissionais de diversos setores do Degase,  os jovens do Cense participaram de uma série de palestras sobre trabalho, saúde, família e questões etnicorraciais. Durantes as palestras, os participantes também estiveram com profissionais do Setrab,  que falaram sobre a preparação para o mercado de trabalho, e também com a equipe da Divisão de Profissionalização do Novo Degase (Dipro), que orientou os jovens para as capacitações que o órgão oferece junto às instituições e empresas parceiras da instituição.  


    - A Carteira de Trabalho é um documento muito importante e emblemático. Ela marca o compromisso com uma produtiva dentro da sociedade. Essa ação é a culminância do ciclo de palestras que oferecemos para os adolescentes este mês, onde falamos muito sobre o mercado de trabalho – ressalta Rejane Dias, diretora adjunta do Cense Dom Bosco. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados