• Novo Degase abre inscrições para curso de poesia falada para servidores

10/05/2016

Na tarde da última segunda-feira (09/05), aconteceu na Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Novo Degase, o encontro de sensibilização do curso de Poesia Falada, destinado aos servidores do Departamento, e promovido pela parceria da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) com a escola de poesia Casa Poema.

Idealizadora e fundadora da Casa Poema, a poeta e atriz Elisa Lucinda apresentou a proposta que faz parte do projeto "Versos de Liberdade" direcionado aos atores do sistema socioeducativo. Ela conversou com os servidores e contou a experiência do trabalho que ela e sua equipe vêm realizando com socioeducadores e socioeducandos. Falou, também, sobre as oficinas realizadas com policiais, professores e alunos da rede municipal de ensino.

Durante a sensibilização, ela interpretou alguns dos seus poemas e fez uma breve introdução do que é ensinado durante as oficinas.

- Nosso principal instrumento nesse curso é a palavra. Ela é nossa primeira ferramenta para nos relacionarmos com o outro, é a primeira abordagem, o primeiro contato. A palavra é uma grande mediadora de conflitos, mas, infelizmente, nossa educação não é reflexiva. Repensar nossa forma de nos comunicarmos é um processo que pode ajudar a instaurar a paz – aponta Elisa.

Apoiando o encontro, o professor da Casa Poema e coordenador do projeto “Versos de Liberdade”, Marcelo Demarchi, também interpretou poemas e realizou dinâmicas com os servidores presentes. O resultado das dinâmicas premiou quatro socioeducadores com ingressos para a peça “Parem de Falar Mal da Rotina”, atualmente em cartaz no Teatro Fashion Mall.

- A proposta de trabalhar com a poesia falada é a de provocar a reflexão, desinibir, liberar os canais de expressão, a oratória e a organização do raciocínio dos alunos – explica Marcelo.

O curso, que oferece 30 vagas aos servidores do Novo Degase, acontecerá a partir do dia 19 de maio, das 14h às 16h30 na unidade Cecel, na Ilha do Governador. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pessoalmente na Dicel. As vagas obedecerão aos critérios de ordem de chegada.

- Essa é uma formação muito importante para o servidor porque além da certificação que contribui para seu Plano de Cargos e Salários, ele agrega um conhecimento não só para sua vida profissional, mas para sua vida pessoal também. Além disso, ele se torna um multiplicador, pois mesmo que os adolescentes que nós atendemos mudem, o socioeducador continua no sistema replicando seu aprendizado – incentiva Alexander Martins, diretor da Dicel.

Ressaltamos que o mesmo curso será oferecido no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente, unidade Penha (Criaad Penha), a partir do dia 20 de maio, durante seis sextas-feiras, das 13h às 15h30. A inscrição deste deverá ser realizada na própria unidade.