Novo Degase

Notícias

  • Jovens do Novo Degase participam de evento no Ministério Público Federal

    02/05/2016

    Ascom Degase e CNMP

    Oito adolescentes internos do Novo Degase – cinco da Escola João Luiz Alves (EJLA), unidade de internação masculina, e três do Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), de internação feminina – participaram, na quinta-feira (28/04), do evento “Direitos Humanos: um Debate Educacional – Projeto João Cidadão CNMP”.

    Realizado no auditório do edifício-sede do Ministério Público Federal (MPF), no Rio de Janeiro, o encontro reuniu estudantes do Ensino Médio com o objetivo de promover debates tendo como tema os direitos humanos, com foco no Direito educacional.

    O evento foi organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), Instituto de Educação e Pesquisa do MP/RJ e MPF. A abertura contou com as participações de Bianca Mota de Moraes e Maria Cristina Manella, integrantes do Grupo de Trabalho de Defesa da Educação da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP.

    O subdiretor da EJLA, Cristóvão Silva, e a diretora da Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire, Janaína Abdalla, também estiveram presentes. A diretora considerou importante a participação dos jovens do Novo Degase e a oportunidade de interação com os outros estudantes.

    - Foi muito importante. Além de assistirem ao documentário e participarem do debate, os adolescentes do Novo Degase puderam interagir estudantes de escolas públicas de diversos lugares. Essa troca é bem interessante – disse Janaína.

    Um debate com o codiretor e produtor do documentário “Quando sinto que já sei”, Antônio Lovato, encerrou o evento. Filmado de forma independente, levanta uma discussão sobre o atual momento da educação brasileira mostrando as novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando pelo país, baseadas na maior participação da comunidade escolar.

    Além dos estudantes internos do Novo Degase, participaram do evento alunos das unidades escolares Colégio Estadual Mirante Tamandaré, Colégio Estadual Júlia Kubitschek, Colégio Matemático Joaquim Gomes de Souza, Colégio Estadual Maria Pereira das Neves, Colégio Pedro II e Colégio Prioridade Hum. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados