Novo Degase

Notícias

  • Criaad Nova Friburgo recebe projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Política sobre Drogas

    07/03/2016

    Por Ascom

    O Novo Degase, em parceria com a Secretaria Municipal de Política sobre Drogas do município de Nova Friburgo, deu início a diversas atividades no Criaad Friburgo.  O tema das ações tem como foco as questões da dependência química, do uso abusivo de álcool e de outras drogas, além das estratégias de enfrentamento à oferta e consumo de substâncias psicoativas. As perspectivas de socialização e prevenção, de forma dinâmica e ativa, também são abordadas no “Projeto Esportivo e Cultura”, que teve início em fevereiro deste ano. 

    Dentro do programa, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no Criaad estão praticando futebol masculino, voleibol feminino, capoeira e arte de rua – hip hop, rap, skate, streetbol, dança e grafite. Também são oferecidas oficinas de teatro, de música, de violão e um curso de primeiros socorros. 

    A diretora do Criaad, Maria Francisca Alves, explica que algumas atividades começaram depois do carnaval e outras foram implantadas agora, como é o caso do curso de violão. A diretora conta ainda que, no ínicio, houve certa resistência  dos jovens, mas que, agora todos aderiram às atividades. 

    - Eu pedi a eles uma chance, que eles participassem das atividades. Deu certo. Agora, estão bem mais engajados – diz Maria Francisca, que explica, ainda, que o projeto não tem prazo definido para terminar. 

    Reuniões periódicas entre a equipe do Criaad Friburgo, a Secretaria, as instituições religiosas e esportivas envolvidas nas ações, além de os adolescentes acolhidos e seus familiares, serão organizadas para avaliar a receptividade e resultados do projeto. Os indicadores obtidos serão utilizados como parâmetros para novas ações de prevenção.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados