Novo Degase

Notícias

  • Escola João Luiz Alves recebe Orquestra Sinfônica Cesgranrio

    14/12/2015

    Por Ascom

    A Orquestra Sinfônica Cesgranrio se apresentou na tarde desta sexta-feira (11/12), no auditório João Paulo II da Escola João Luiz Alves (EJLA), unidade de internação do Novo Degase. Comandada pelo maestro Eder Paolozzi, a orquestra é formada por 50 jovens estudantes de cursos técnicos e universitários voltados para a formação musical. 

    A plateia – formada por cerca de 100 adolescentes da EJLA e servidores –, teve a oportunidade de ouvir e conhecer um pouco sobre os instrumentos que formam uma orquestra sinfônica. Antes do concerto, os músicos explicaram o funcionamento e um pouco da história de cada um deles. No repertório,  clássicos como a 5ª Sinfonia de Beethoven, o prelúdio da ópera Carmen e trechos de composições de Mozart.  A execução do Hino Nacional brasileiro encerrou o concerto. 

    Durante a apresentação, o maestro Paolozzi – com formação em Londres e Milão e aluno de Isaac Karabtchevsky, convidou dois adolescentes internos para regerem a orquestra, explicando, em linhas gerais, como é o trabalho de um maestro.

    Paolozzi falou também sobre a experiência de reger em uma unidade socioeducativa. 

    - É a primeira vez que me apresento para socioeducandos e já penso em repetir. Devemos levar cultura para eles. Entendo que a solução para os problemas deles passa pela arte, pela cultura – disse o maestro.

    E convidou os adolescentes internos a se espelharem nos jovens alunos da orquestra. 

    – Muitos deles enfrentam dificuldades de vida parecidas com as de vocês e é possível vencê-las, - afirmou Paolozzi. 

    No final do encontro, foi servido um almoço oferecido pela Fundação Cesgranrio.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados