Novo Degase

Notícias

  • Jovens do EJLA concluem curso de Agente Ambiental com visita a manguezal e Pão de Açúcar

    01/12/2015

    Por Ascom

    Nesta sexta-feira (27/11), seis adolescentes da Escola João Luiz Alves (EJLA), unidade de internação do Novo Degase, fizeram uma visita técnica ao Manguezal do Jequiá, na Ilha do Governador, e ao Pão de Açúcar, na Urca. A atividade marcou o encerramento do curso de Agente Ambiental que faz parte do projeto Prefeitura Pró-Sustentabilidade. O curso orienta sobre a coleta seletiva de lixo, a reciclagem e sobre o uso dos recursos hídricos, entre outras importantes questões. A ideia é que esses novas orientações seja  aplicadas dentro do sistema socioeducativo do Rio. O curso teve a duração de três meses e certificou doze adolescentes. 

    Na parte da manhã, acompanhados do idealizador do projeto, o agente socioeducativo Ildemar Góis, os jovens estiveram na Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (Aparu) do Jequiá, onde foram recebidos pelo ambientalista José Luiz Ferreira e pelo diretor da Faetec e pesquisador do Hippocampos, Cesar Bernardo. Lá, os jovens conheceram o manguezal, a sua importância para o ecossistema, as diversas espécies de caranguejos que ele abriga e as formas corretas de se preservar o local. 

    Depois do almoço, o grupo partiu para o Pão de Açúcar, acompanhado da psicóloga Aline Garcia e do diretor adjunto da EJLA, Cristóvão Silva, além de outros servidores.

    Para chegar ao Pão de Açúcar, os adolescentes, com o apoio dos guias Marcelo Andrade e Bernardo Lessa e de dois guardas municipais florestais, subiram uma trilha do Morro da Urca de aproximadamente 900 metros e, em uma segunda etapa, pegaram o bondinho para ir até o topo.

    O agente Góis explicou em que momento está o projeto. 

    – Essa etapa do curso de Agente Ambiental terminou, mas sempre estamos à procura de novas parcerias e intercâmbios que enriqueçam o conhecimento dos jovens, já que existe também a expectativa de colocá-los no mercado de trabalho – disse ele. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados