Novo Degase

Notícias

  • Meninas do PACGC ganham troféu em campeonato de robótica

    23/11/2015

    Por Ascom

    Nos dias 20 e 21 de novembro, uma  equipe do Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina do Novo Degase, participou do Torneio Regional Sudeste de Robótica First Lego League (FLL) realizado no Sesi Jardim da Penha, em Vitória, no Espírito Santo. O tema de trabalho do torneio foi “Trash Trek”, que busca soluções para o lixo do cotidiano. Competindo com 37 equipes dos quatro estados da Região Sudeste, o grupo do Degase ganhou o troféu “Contra todas as Adversidades”, apresentando um triturador de folhas de árvores. As participantes foram lideradas pela professora Sandra Caldas. 

    A professora Sandra explica que o grupo, apesar de não participar da final, que as levariam à etapa nacional ano que vem em Brasília, voltou com mais experiência. 

    - O nível dos competidores estava bastante alto. Apesar do apoio direto do Colégio Liceu Franco Brasileiro, não chegamos à fase que queríamos. Isso é natural e não é para desanimar – ressaltou Sandra, que há mais de seis anos está envolvida com aulas de robótica no PACGC. 

    O Torneio de Robótica Fisrt Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças e adolescentes. A competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms NXT. 

    Reunidos em times de dois a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.  

    Em 2013, a equipe das “Meninas Super Talentosas” do PACGC, também orientadas por Sandra Caldas, ficou em segundo lugar na categoria Soluções Inovadoras, durante o Mundial de Robótica, na Alemanha. Na época, elas criaram um protótipo chamado de “Cadeira Sambista”.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados