• Jovens do Cense Campos recebem curso na área da Construção Civil

29/10/2015

Por Ascom

Nesta quinta-feira (28/10), um grupo de 150 jovens do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, em Campos do Goytacazes, foi capacitado em tecnologias inovadoras, uso de materiais e técnicas construtivas, entre outros temas pertinentes ao setor da construção civil. A unidade recebeu, por meio da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), o caminhão-escola da ArcelorMittal, que viaja por todo o país promovendo treinamentos sobre a construção civil.

As aulas fazem parte do programa Mestre ArcelorMittal, que oferece cursos gratuitos a profissionais da construção civil em todo o país. Divididos em três turmas, os adolescentes receberam o material didático, incluindo leitura básica de projetos, fundações, lajes, armações, concretos, montagem e alvenaria. Também foi discutida a importância do gerenciamento de materiais, da segurança do trabalho, das normas de execução e preservação do meio ambiente.

Para o diretor da unidade, José Henrique Mendes, essas atividades são fundamentais para o cumprimento das medidas socioeducativas.

- É fundamental viabilizar essas oportunidades profissionalizantes e mostrar para esses jovens que eles podem construir um futuro melhor – afirmou o diretor.

O engenheiro de aplicação da ArcelorMittal, Leonardo Fonseca, afirmou que  expectativas de levar o curso para outras unidades do Novo Degase.

- Houve uma grande interação entre os alunos e o instrutor, tornando o dia de aula bem agradável. Esta é uma ação pioneira no Brasil e esperamos, em breve, atender a outras unidades – concluiu Leonardo.