Novo Degase

Notícias

  • Desembargadora Ivone Caetano estreia projeto “Ciclo de Palestras Motivacionais” no PACGC

    22/10/2015

    Por Ascom

    Na manhã desta última quarta-feira (21/10), o Centro de Socioeducação (Cense) Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação e internação provisória feminina do Novo Degase, recebeu a desembargadora Ivone Caetano, que estreou o projeto “Ciclo de Palestras Motivacionais” do PACGC. Cerca de 60 adolescentes participaram da palestra da magistrada no auditório da unidade, que contou também com a presença de servidores do departamento. 

    De origem humilde, a desembargadora contou sobre sua infância e o caminho percorrido até chegar a ser a primeira juíza (há 20 anos) e, depois, a primeira desembargadora negra do Tribunal de Justiça do Rio. Ivone abordou questões como autoestima, preconceito racial e perseverança para motivar as meninas internas.

    - O mundo mudou, os instrumentos também mudaram; por isso, vocês têm de buscar novas formas para sair dessa situação. Ter autoestima é uma das primeiras coisas a se fazer – disse a desembargadora.

    A magistrada, que esteve à frente das Varas da Infância em São João de Meriti e Belford Roxo, disse estar agradecida pela ocasião e satisfeita com a participação das jovens, que fizeram perguntas e entregaram flores à desembargadora ao término da palestra. 

    - Gostei muito do comportamento delas. Quando vou a um evento desse tipo é também para agradecer o que recebi da vida e tentar passar o que sei, pois tenho uma origem parecida com a delas – concluiu Ivone, que em determinados momentos emocionou adolescentes e servidores com histórias e testemunhos sobre sua vida, além de pensamentos sobre o mundo atual. 

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados