Novo Degase

Notícias

  • Novo Degase é finalista em projeto do Ministério da Saúde e recebe visita de comissão avaliadora

    19/10/2015

    Por Ascom

    Nesta quinta-feira (15/10), o Novo Degase  recebeu a visita de representantes da Coordenação Geral da Saúde dos Adolescentes e Jovens (CGASAJ), do Ministério da Saúde, e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Os projetos do Departamento estão entre os finalistas do Laboratório de Inovações sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens.

    O Novo Degase apresentou quatro experiências de ações de saúde no contexto da socioeducação, sendo elas: "Acompanhamento a adolescentes privados de liberdade a partir de grupos terapêuticos", "Enfrentamento ao tabagismo entre adolescentes privados de liberdade", "Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (Pnaisari) no âmbito do Novo Degase" e "Ações de gestão facilitadoras de educação permanente em saúde do adolescente e jovem".

    Recebendo servidores, parceiros e visitantes, a coordenadora de Saúde Integral e Reinserção Social, Christiane Zeitoune, explica que as práticas exitosas desenvolvidas no Departamento têm potencial de reprodutibilidade para atender às demandas que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebe em todo o Brasil, visto que os problemas enfrentados são os mesmos.

    - Com as pactuações realizadas e a elaboração de um plano de atendimento, com rotinas e fluxos, fortalecemos as ações de saúde de maneira integrada, conseguindo sensibilizar toda a rede para a execução da política atual de atenção à saúde do adolescente. A indicação como finalista, entre 62 trabalhos de todo o Brasil, faz com que toda a equipe de saúde espalhada nas unidades se motive. Além disso, ressaltamos e reforçamos a intersetoriedade (relação entre o Departamento, estado e municípios quanto à capacitação profissional e conhecimento da rotina e execução) - comentou a coordenadora. 

    Na sexta-feira (16/10), a visita tem continuidade no Centro de Atendimento Intensivo (CAI) de Belford Roxo, onde haverá, além de depoimentos de agentes e adolescentes, profissionais de saúde apresentando a avaliação dos resultados sobre os temas "Enfrentamento ao tabagismo" e "Grupos terapêuticos".

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados