Novo Degase

Notícias

  • Jovens do Novo Degase exibem fotos na exposição “Nossa Visão”

    14/10/2015

    Por Ascom

    Teve início, na última quarta-feira (07/10), na sede administrativa do Novo Degase, a exposição “Nossa Visão”, que reúne 45 fotos de 153 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Degase. O tema da mostra foi escolhido pelos próprios adolescentes. A iniciativa é resultado da oficina de fotografia, ministrada desde janeiro deste ano pelo fotógrafo e servidor Alex Marcos.

    O curso tem como objetivo ensinar aos adolescentes técnicas de fotografias, mas a proposta principal é fazer uma discussão sobre a imagem e seus valores.  A oficina começou no início do ano em quatro unidades de internação: Escola João Luiz Alves (EJLA), Educandário Santo Expedito (ESE), Centro de Atendimento Intensivo (CAI) Belford Roxo e no Centro de Socioeducação (Cense) Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PCGC). 

    As aulas foram realizadas uma vez por semana, terminando em fevereiro. Em maio, a oficina também passou a ser realizada nas unidades de semiliberdade: Criaad Caxias, Criaad Nilópolis e Criaad Niterói, tendo duração de três meses.

    Marcos acredita que a oficina é importante como uma forma de expressão.

    – No curso, os jovens ficam livres para fotografar o que eles quiserem, e nosso objetivo é ensiná-los a fazer uma fotografia que tenha alguma coisa a dizer - explica.

    De acordo com professor, a ideia é levar a exposição para fora das unidades do Degase. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve ser o próximo lugar a receber a mostra fotográfica, porém ainda sem data definida.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados