Novo Degase

Notícias

  • CAI Belford Roxo realiza I Seminário Educacional ‘Trabalho e Cidadania‘

    13/10/2015

    Por Ascom

    Alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Jornalista Barbosa Lima Sobrinho, além de internos e servidores, participaram do I Seminário Educacional ‘Trabalho e Cidadania’. O encontro foi realizado nos dias 07 e 08/10, no auditório do CAI Belford Roxo, unidade de internação e internação provisória do Novo Degase. A atividade foi desenvolvida com base no Projeto de Leitura Escolar, cujo tema de 2015 foi "Trabalho e Consumo", e procurou fornecer informações aos participantes sobre o mercado profissional. 

    No primeiro dia do seminário, a mesa “Desafios e Oportunidades para a inclusão de jovens egressos do sistema socioeducativo no mercado de trabalho”, teve como objetivo debater as oportunidades e os entraves para a inserção de jovens, que cumpriram medidas socioeducativas, no mercado de trabalho. A proposta foi contribuir com experiências, conhecimento acerca da legislação, identificação de possibilidades de trabalho e articulações institucionais. Participaram o diretor geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo; a diretora do C.E. Barbosa Lima Sobrinho, Miriã Moreira; o diretor do CAI Belford Roxo, Luiz Fernando; a diretora da Diesp, Maria Minerva; o professor de teatro, Jefferson Rocha, e o diretor adjunto, Vagner Oliveira. 

    No dia seguinte, houve relatos de experiências de egressos do sistema socioeducativo/prisional, visando apresentar aos adolescentes, que cumprem medida socioeducativa de internação, exemplos de pessoas que já passaram pelo sistema e encontram-se atualmente inseridos no mercado de trabalho. Participaram o presidente do Grupo Palco dos Mil Sonhos - GPMS e agente socioeducativo no CAI Belford Roxo, Leônidas Lopes; além de Robson Borges, egresso do sistema penal.

    Para a diretora do Colégio Estadual Barbosa Lima Sobrinho, o evento foi uma experiência que renovou o entusiasmo dos servidores para o desenvolvimento de novas práticas educacionais.

     – Foi um momento  histórico nesses 14 anos da nossa escola. Já há alguns anos era nosso desejo convidar ex-alunos que estão inseridos no mercado de trabalho com experiência positiva de vida.  Nossos alunos tiveram uma participação regada de reflexão, aprendizagem e troca de experiência. Estamos agora pensando no tema do segundo seminário – adiantou Miriã.

    O C.E. Barbosa Lima Sobrinho funciona no mesmo complexo que o Centro de Atendimento Intensivo (CAI) Belford Roxo.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados