Novo Degase

Notícias

  • Jovem do Cense Dom Bosco visita bienal com bibliotecárias do Novo Degase

    29/09/2015

    Por Ascom


    Um adolescente do Centro de Socioeducação (Cense) Dom Bosco, unidade de internação provisória do Novo Degase, foi selecionado para visitar a Bienal do Livro, no Riocentro, Zona Oeste. O jovem foi escolhido pela direção do Cense por apresentar comportamento exemplar e, principalmente, demonstrar interesse pela leitura. 

    No dia 09/09, após autorização judicial, o jovem saiu da unidade acompanhado de quatro bibliotecárias do departamento: Danielle Torres, do Cense Dom Bosco; Lilian Casimiro e Lídia Oliveira, da Assessoria de Sistematização Institucional (Asist); e Viviane Pinto, do Educandário Santo Expedito (ESE). Cursando o sexto ano do Ensino Fundamental, ele revelou que nunca tinha ido a uma bienal. De acordo com as servidoras, o adolescente voltou bastante animado com tudo que viu e feliz com os livros que ganhou.

    Para as profissionais do Novo Degase, sempre é interessante promover esse tipo de atividade externa, para que os jovens internos possam estar em contato com a leitura e o ambiente literário.

    - Promover o contato desses adolescentes com o livro e a leitura é mostrar que eles podem descobrir um novo caminho, novas culturas, que são capazes de fazer outras escolhas. A leitura emancipa o indivíduo, amplia o horizonte, melhora o vocabulário, a interpretação de mundo, estimula a reflexão, proporciona cultura, lazer e conscientiza dos direitos e deveres, proporcionando uma nova perspectiva da vida – diz Lilian Casimiro.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados