• Cense Campos e Criaad Barra Mansa conhecem a Ilha Fiscal

12/08/2015

Por Ascom

Quatorze adolescentes do Centro de Socioeducação (Cense), unidade de internação do Novo Degase de Campos,professora Marlene Henrique Alves, e do Criaad Barra Mansa, de semiliberdade, conheceram, na última sexta-feira (07/08), a Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara. A visita faz parte do projeto Trilhas e Rumos, da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) do Novo Degase. Servidores da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Novo Degase e das unidades citadas também participaram da visita.

Na Ilha Fiscal, os jovens e servidores conheceram o Museu Histórico-Cultural da Marinha do Brasil. Para as professoras Lenita Motta e Sandra Mirabelli, o passeio foi uma oportunidade para os jovens conhecerem um espaço histórico, adquirirem conhecimentos sobre a fase do Brasil Império e apreciarem uma visão privilegiada  da Baía. O diretor do Cense Campos, José Henrique Crizostomo, agradeceu aos profissionais que viabilizaram o passeio, avaliando seu significado para os visitantes.

- Os seis adolescentes de Campos voltam, por exemplo, com uma nova experiência para compartilhar. Foi também uma oportunidade de integração entre esses jovens e os agentes. Agradeço à professora Lenita, à Dicel, à Cecel e ao apoio logístico que a Escola João Luiz Alves nos deu no transporte. – disse o diretor.

Na Ilha Fiscal funcionou o posto da Guarda Fiscal – daí o seu nome – que atendia o porto da Capital, no século XIX. No entanto, a ilha ficou famosa por ter sediado o famoso baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império antes da Proclamação da República, em novembro de 1889.