Novo Degase

Notícias

  • Cense da Região Norte recebe semana de atividades culturais e esportivas com o “Ocupa Campos”

    15/06/2015

    Por Ascom

    O Centro Socioeducativo Professora Marlene Henrique Alves, unidade de internação do Novo Degase em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, recebeu o “Ocupa Campos”, na última semana.  O evento é uma iniciativa da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), que leva atividades artísticas, esportivas e de lazer em tempo integral às unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas. 

    A ação teve início no dia 08 de junho. O professor Hélvio Cordeiro, do Instituto Zumbi, ministrou palestra sobre a história afrodescendente. Em seguida, como acontecerá em todas as segundas-feiras, o mestre Ferrinho e sua equipe animaram os jovens com uma sensibilização de capoeira.

    De terça a sexta-feira, a programação foi diversificada, com oficinas de artes plásticas (com a artista Sandra Lopes) e de Educação Artística (com a pedagoga Kátia Barghigiani); Festival de Pipas, com educador Wagner Arruda; além de treinamento e torneio de futsal, com o professor Gilcimar, formado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

    Na quarta-feira, aconteceu um show de hip hop. Já na quinta-feira, houve apresentação do rapper Dizzy e, na sexta-feira, chorinho e MPB, com Jéssica Passos. Também participaram grupos de dança de estilos variados, além do Grupo Caixa Forte, de street dance. Ainda foram desenvolvidas uma oficina de grafite, com Kany e Jan, e uma “batalha de dança” disputada entre os jovens.

    No final de semana, o grupo de vozes ‘Princípios’ fez uma apresentação especial. Os jovens também tiveram acesso a releituras de obras de artistas renomados, como Tarsila do Amaral, Portinari e Romero Britto.

    Segundo a pedagoga Katia Barghigiani,, o resultado dessa semana foi positivo.

    - Os adolescentes adoraram e, segundo relato dos agentes, o comportamento deles melhorou significativamente, mesmo após as atividades. – disse a diretora da Divisão de Pedagogia (Diped) do Novo Degase.

    O próximo “Ocupa” será no Cense Volta Redonda, ainda sem data marcada.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados