• Criaad Barra Mansa recebe doação de dois mil livros, 200 mudas nativas da Mata Atlântica e ônibus escolar

08/06/2015

Por Ascom

O Criaad Barra Mansa recebeu, dia 22 de maio, doação de cerca de dois mil livros provenientes da Biblioteca Antônio Saul Gutman, abrigada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro de Shangri-lá Rosa, em Belford Roxo, que funcionou por 15 anos. Entre os livros doados, raridades como uma obra de 1880 e alguns romances da década de 1930. Os exemplares também serão divididos com o Criaad Volta Redonda.

A iniciativa faz parte de uma parceria da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel), do Novo Degase, com o diretor teatral Fernando Gutman, filho da viúva Maria Carmen, de 92 anos, doadora dos livros. Há alguns anos, Gutman encena com o Teatro Gente – que possui atores com deficiência visual – em diversas unidades do sistema socioeducativo do Rio.

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, o Criaad Barra Mansa recebeu 200 mudas nativas da Mata Atlântica da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, da Prefeitura de Rio Claro. As mudas irão compor o viveiro que está sendo formado no Criaad para dar suporte ao projeto de arborização, assessorado pela Fundação Mokiti Okada. Além da instituição, o entorno também será arborizado, envolvendo o Ciep e a avenida principal do bairro Bom Pastor.

Além de livros e mudas, o Criaad Barra Mansa também recebeu outro benefício. Por meio de parceria com o Gabinete da Promotoria da Infância e Juventude de Barra Mansa e da Secretaria Municipal de Educação, os adolescentes contam, desde o mês de maio, com um ônibus escolar disponível para transportá-los até as escolas onde estudam.

– O ônibus escolar está sendo uma grande conquista para o Criaad, garantindo mais segurança para os adolescentes no trajeto de ir e vir da escola, além de manter uma rotina de pontualidade e rapidez no itinerário – comentou o diretor da unidade, Erlon Zacarias. Utilizam o ônibus jovens de quatro escolas das redes municipal e estadual de ensino.