Novo Degase

Notícias

  • Novo Degase lança Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

    15/05/2015

    Por Ascom

    O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase) lançou, no dia 13 de maio, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Novo Degase – Neab-ND, no teatro João Paulo II, da Escola João Luiz Alves (EJLA). O espaço terá, entre diversos objetivos, a proposta de fomentar a criação de práticas institucionais de valorização da cultura negra, promovendo atividades artísticas, culturais, palestras, cursos, entre outras ações.

    O diretor geral Alexandre Azevedo abriu o evento, lembrando que ainda existe o racismo velado, que não pode ser considerado aceitável. Os servidores Aderaldo Pereira e Claudia Mendes, da Assessoria de Sistematização Institucional, também participaram da mesa de abertura.

    O evento contou com a presença do fotógrafo e militante do Movimento Negro, Januário Garcia, e do professor da Faetec, Alexandre Nascimento. Profissional experiente, Garcia incentivou os servidores a combaterem o racismo nas repartições públicas. Já Nascimento fez uma análise cronológica dos Movimentos Negros no Brasil. A mesa de debate foi mediada pela psicóloga Lívia de Souza, da Escola Socioeducativa do Novo Degase (ESGSE), que abriu o debate para perguntas do público.

    Além de profissionais do Novo Degase e convidados, os adolescentes também tiveram um papel importante no lançamento do Núcleo. No cenário musical, o grupo “Nós do CAI” (CAI-Belford Roxo) apresentou um número de percussão. Na área de Língua Portuguesa, dois jovens também do CAI dissertaram sobre a redução da maioridade penal. Para marcar a influência africana na culinária do país, as meninas do curso de Corte e Costura, do Criaad Ricardo de Albuquerque, e do curso de garçonete, do Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, serviram feijoada, além de um coquetel, aos convidados do evento.

    Houve ainda a premiação dos jovens do Cense Dom Bosco, do PACGC e do Educandário Santo Expedito (ESE) por terem desenvolvido as melhores logomarcas para o Neab-ND. 

    Durante todo o evento, foi realizada a mostra de fotografia “Diáspora e África Negra”, de Januário Garcia.

    Os próximos encontros do Neab-ND estão marcados para toda última sexta-feira de cada mês, no auditório da Escola de Gestão Socioeducativa. O tema do próximo encontro será “Racismo e Redução da Maioridade Penal”.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados