• Promotores debatem maioridade penal com adolescentes do Criaad Barra Mansa

01/05/2015

Por Ascom MPRJ

Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), equipe técnica e agentes socioeducativos do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente de Barra Mansa (CRIAAD Barra Mansa) participaram, nesta quinta-feira (30/04), de um debate com adolescentes em cumprimento de semiliberdade da unidade. O encontro foi realizado nas dependências do próprio centro.

Em uma roda de conversa, os meninos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto em tramitação, que visa reduzir a idade da responsabilização criminal e as consequências da eventual alteração constitucional. Também puderam tirar dúvidas, narrar os motivos que os levaram à prática dos respectivos atos e expressar seus sentimentos quanto à influência que a mudança legislativa teria em seus comportamentos caso já estivesse em vigor à época dos fatos. Falaram sobre as suas experiências no próprio sistema socioeducativo e as dificuldades no cumprimento das medidas.

Já os agentes e a equipe técnica da unidade também manifestaram suas convicções e as implicações da mudança no sistema.

A iniciativa dos promotores de Justiça teve o apoio da coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância):

- É essencial que o Ministério Público tenha uma atuação proativa e próxima do público a quem deve atender -, elogiou a subcoordenadora do CAO Infância, Daniela Moreira da Rocha Vasconcellos, em nome de toda a coordenação.

Participaram do debate os promotores Afonso Henrique Reis Lemos Pereira, titular da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Resende; Diogo Erthal Alves da Costa, promotor de Justiça Criminal e do Júri de Resende; Carlos Eugênio Greco Laureano, promotor de Justiça Criminal e da Violência Doméstica de Barra Mansa; e Carolina Naciff de Andrade Erthal, promotora de Justiça de Infância e Juventude de Barra Mansa.