• Projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho leva jovens do PACGC a Paraty

10/04/2015

Seis adolescentes da unidade feminina de internação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC) viajaram, na sexta-feira (10/04), para a cidade histórica de Paraty, na Costa Verde do Rio. A excursão faz parte do projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho, da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel).

Servidores da unidade e do Cense Dom Bosco, e o diretor da Dicel, Alexander Martins, participaram da viagem que teve caráter pedagógico com explicações geográficas e históricas sobre a região. Foi possível conhecer a história local apreciando as praias e os belos cenários que a cidade oferece.

- Paraty é uma cidade que tem todas as variáveis  - geográficas e históricas – para ser visitada. É interdisciplinar e, além do caráter histórico, oferece  também o contato com a cultura indígena – lembrou Alexander Martins.

Para a viagem, as adolescentes foram selecionadas por meio de avaliações. Bom comportamento e desempenho na escola foram alguns dos critérios. Antes do passeio,  elas responderam questionários e fizeram exercícios para identificarem e entenderem um pouco da história de Paraty que fez parte da rota do ouro e do tráfico negreiro na época do Brasil Colônia. Locais como a Igreja da Matriz, Forte do Defensor, Câmara Municipal, além da Vila de Trindade foram visitadas na excursão.

A próxima viagem será programada para Vassouras, também no interior do estado do Rio, onde os jovens internos do Novo Degase irão conhecer tudo sobre o ciclo do café e sobre os engenhos de açúcar no estado.