• Museu de Arte do Rio é palco da premiação do concurso de poesia

10/12/2014

O Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, recebeu, na última sexta-feira (05/12), o Concurso de Poesia "Palavras Que Libertam", que marcou o encerramento da primeira oficina de produção textual do Novo Degase, com a entrega dos certificados. O concurso e a oficina acontecem por meio de uma parceria com o cientista político e poeta, Binho Cultura, idealizador da Festa Literária da Zona Oeste (Flizo); Prefeitura do Rio; Paixão de Ler e Cambotá Produções. Adolescentes e servidores foram premiados durante o concurso.

A oficina de Binho Cultura começou em janeiro de 2014, no Educandário Santo Expedito (ESE), e teve a participação de 50 jovens durante todo o ano. Todas as sextas-feiras, durante duas horas, eles se reuniam para ler e conversar sobre textos, poesias e livros.

– Separei textos de músicas de rap como Emicida, Racionais MC, entre outros, e coloquei em forma de poesia. Eles entenderam e começaram a gostar da coisa – disse, orgulhoso, Binho.

O organizador do projeto anunciou que em 2015 será lançada uma antologia com poesias de adolescentes e funcionários do Novo Degase, e que terá uma tiragem inicial de mil livros, pela editora Flizo. Além disso, quer começar uma oficina de grafite para que os jovens possam ilustrar as futuras publicações.

Durante a entrega dos prêmios, familiares, servidores e organizadores se emocionaram escutando as poesias dos adolescentes e dos funcionários. O diretor do MAR, Paulo Herkenhoff, afirmou que o museu está de portas abertas para receber os adolescentes, e que irá conversar sobre a possibilidade de colocá-los no futuro em alguma atividade, como montagem de painéis e maquetes, para exposições que sempre acontecem no MAR.

Binho Cultura mediou uma mesa de debate com a participação do diretor-geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo; da advogada e membro do Conselho Penitenciário do Estado do Rio, Maíra Fernandes; do policial civil, Roberto Chaves – que contou suas experiências e pediu reflexão sobre as disputas entre a Polícia e os adolescentes em conflito com a lei; e Gisele Lopes, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

Azevedo anunciou as oficinas de Passinho e Skate para os jovens internos no ano que vem e finalizou pedindo igualdade de chances para todos.

– Por que quem nasce nos guetos sociais não podem ter as mesmas chances das outras pessoas? – indagou o diretor.

Alexander Martins, diretor da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel), e George Fox, coordenador da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), também responsáveis pela iniciativa, anunciaram o resultado final do Concurso de Poesia, que teve a disputa entre o ESE, o Criaad Santa Cruz e o Criaad Bangu.

Categoria Funcionário

1º lugar: Giane Fortunato – Criaad Santa Cruz

2º lugar: Zózimo Luiz – Criaad Santa Cruz

3º lugar: Cláudio Leite – Criaad Santa Cruz

Os três primeiros colocados na categoria Adolescente também foram do Criaad Santa Cruz.