• Consciência Negra é lembrada em evento no Cense Dom Bosco

01/12/2014

Um evento unindo teatro e capoeira lembrou a semana da Consciência Negra, na unidade de internação provisória Cense Dom Bosco, nesta última sexta-feira (28/11), na Ilha do Governador. Na parte da manhã, os alunos do professor Paulo Lopes fizeram um esquete teatral sobre preconceito racial. Ainda pela manhã, uma roda de capoeira foi organizada com a participação de diversos internos do Cense Dom Bosco.  Ao todo, cerca de 90 adolescentes participaram da roda e assistiram à encenação sobre racismo.

O grupo Nagô, que faz parte da Federação de Capoeira e dá aulas no Novo Degase por meio da parceria com o Instituto Terra Nova, promoveu à tarde outra roda de capoeira comandada pelo contramestre, Alberto Calado, e mais três integrantes do grupo.

O contramestre lembrou aos internos a história dos negros no Brasil e como a capoeira era considerada uma atividade marginalizada. Na ocasião, a diretora-adjunta do Cense Dom Bosco, Rejane Dias, ressaltou que o evento procurou conscientizar os adolescentes das lutas e da importância da raça negra no Brasil.

– Procuramos lembrar a importância do negro na história do nosso povo, e falamos de racismo, que foi trabalhado na esquete do teatro. É importante lembrar que nós acreditamos na arte como uma ferramenta de transformação  – disse Rejane.