• Novo Degase forma Grupo de Ações Rápidas (GAR)

21/01/2015

O Novo Degase formou, no último dia 16/01, 24 servidores em sua primeira turma do curso do Grupamento de Ações Rápidas (GAR), da Coordenação de Segurança e Inteligência (Csint). A cerimônia aconteceu no auditório da Escola João Luiz Alves, unidade de internação na Ilha do Governador.

Estiveram presentes ao evento, onde fizeram as entregas dos certificados, o subsecretário adjunto de Gestão Estratégica e coronel da Polícia Militar, Rodolfo Lírio; o diretor geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo; o coordenador de Segurança e Inteligência do Novo Degase, Leonam Leão; a assessora da Coordenação de Tratamento Penitenciário, Rosinéia dos Santos e o subdiretor do Novo Degase, Sylvio Castro.

O curso do GAR aconteceu em duas fases: de outubro a dezembro de 2014. A capacitação teve uma carga total de 90 horas e as aulas se dividiram entre o auditório da Escola Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE), na Ilha do Governador, e o Centro de Instrução Especializada (Ciesp), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em Bangu.

O objetivo da ação é dar uma assistência mais rápida e precisa em casos de crises às direções das unidades do Novo Degase. Eles também irão apoiar as escoltas, em apresentações externas, quando forem solicitados.

Os familiares dos servidores também estiveram presentes à solenidade. O orador da turma, Cláudio Porciúncula, disse algumas palavras em nome de todos, enquanto o primeiro colocado no curso, Juan Scassa dos Santos, recebeu um prêmio.

Na grade do curso estavam matérias como: Direitos humanos, Conduta, entre outras. O coordenador da Csint, Leonam Leão, responsável pela turma e idealizador do projeto, elogiou os  alunos.

– Gostei da determinação deles. Se dedicaram muito. Eles já vinham fazendo um trabalho físico e, por isso, na hora do curso, estavam todos aptos – destacou o coordenador, que recebeu uma homenagem dos alunos.

Já o diretor geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo, agradeceu à Seap o apoio e prometeu mais duas turmas do GAR para este ano, além de mais equipamentos para os servidores. A previsão é que o curso aconteça com duas turmas por ano nas unidades de Volta Redonda, Campos, Educandário Santo Expedito (Bangu) e CAI Belford Roxo.

O grupo “Os Gaiteiros”, de São Gonçalo, com três gaitas de fole, trombone, lira, trompa e percussão se apresentaram no fim do evento.