Novo Degase

Notícias

  • SOS Natureza premia jovens e servidores do Novo Degase

    06/06/2014

    Por Ascom


    O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase) realizou, nesta quarta-feira (04/05), o concurso SOS Natureza, realizado, no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), na Ilha do Governador. A ação teve como objetivo promover a conscientização ecológica e a preocupação com a preservação ambiental dos jovens e funcionários do departamento.

    O evento, além de festejar o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, apresentou trabalhos desenvolvidos por servidores e jovens em cumprimento de medida que buscam soluções práticas, inovadoras e viáveis, visando a sustentabilidade da unidade ou de seu ambiente.

    Entre os convidados, estava a nutricionista Bela Gil, filha de Gilberto Gil e apresentadora do programa Bela Cozinha do canal GNT. Depois de assistir à apresentação dos trabalhos realizados, Bela  se mostrou muito satisfeita com as ações realizadas pelo Departamento.

    - É muito empolgante participar de uma discussão como essa. Nossa preocupação não deve ser somente em comer algo saudável. Temos que nos preocupar com a preservação do meio ambiente. É preciso pensar nisso -, afirmou a apresentadora.

    Os vencedores foram os funcionários Romildo Antônio da Silva, do Centro de Socioeducação Dom Bosco, com a apresentação “Limpeza Pura”, e Francisco Coutinho, da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer, com o tema “Agricultura Natural”. Já o segundo lugar ficou com os profissionais Ildemar Góis e Wagner Pereira, da Escola João Luiz Alves, com o trabalho “Socioeducação Verde”.

    Na categoria adolescente, o primeiro lugar ficou com o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads) da Ilha do Governador, com o trabalho Alternativa de Energia Solar; o segundo, com o Criaad de Ricardo de Albuquerque , com a proposta “A Arte de Reaproveitar”; e o Centro de Socioecudação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (PACGC), que apresentou o tema “Aproveitamento da água da chuva”. Os vencedores participarão do Projeto Trilhas e Rumos e terão direito a um passeio ecológico e cultural a Vassouras e a Paraty Mirim.

    O projeto Aproveitamento da água da chuva, um dos vencedores do concurso, foi elaborado pela professora Sandra Caldas que montou, junto com as alunas do PACCG, um protótipo a fim de demonstrar as formas de utilização das energias hidrelétrica e eólica.

    - Com esse trabalho, pudemos passar para as meninas noções de meio ambiente e de ações sustentáveis. Ganhar o prêmio é um incentivo maior, porém fazê-las refletir sobre o uso dos recursos naturais que temos, e como poupá-los ou reutilizá-los, é o maior ganho - comemorou a professora.

    Outro premiado do dia, o projeto “Alternativa de Energia Solar”, realizado por jovens do Criaad Ilha do Governador, também promove geração de renda para os adolescentes.

    - Essa é a primeira oficina do Projeto Formando e Informando com sustentabilidade. Ao final das aulas, os jovens estarão aptos a montar e instalar nas residências sistemas de captação de luz solar. Esta mão de obra ainda é difícil de ser encontrada. Por isso, eles podem aproveitar muito este campo e investir profissionalmente - explicou o agente Carlos Wilson, que ministra a oficina na unidade.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados