Novo Degase

Notícias

  • Novo Degase dá início a mais um curso de Auxiliar de Cozinha

    14/03/2014

    Aconteceu, nesta quarta-feira (26/02), no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), na sede do Novo Degase, o primeiro encontro dos alunos do curso de Auxiliar de Cozinha, que faz parte do projeto Sementes do Amanhã. Esta é uma iniciativa do Departamento, em parceria com o Sistema Senai e a Masan Serviços Especializados, que tem o objetivo de qualificar profissionalmente os internos. A turma é formada por jovens, com idades entre 17 e 19 anos, que cumprem medidas socioeducativas em semiliberdade e da comunidade.

     

    Durante os sete meses do curso, os alunos passarão por aulas teóricas, práticas e por uma experiência dentro das cozinhas da Masan. Ao final da capacitação, eles têm a possibilidade de ser contratados pela empresa. Para a maior parte da turma, esta pode ser a primeira oportunidade profissional.

     

    De acordo com Flávia de Abreu Lisboa, psicóloga do Centro de Capacitação (Cecap) do Departamento, é preciso persistência e disciplina para concluir o curso. “Quem faz desse um espaço de aprendizado é o próprio jovem. Há muito que se aprender aqui, esta é uma grande oportunidade de se concluir um curso profissionalizante e entrar no mercado de trabalho formal, mas esta é uma escolha pessoal”, lembrou Flávia.

     

    Além do conteúdo e da capacitação, outro benefício do projeto é a relação de amizade criada entre os participantes. “Conhecer pessoas novas, ter um novo ciclo de amizade, especialmente para quem cumpre alguma medida socioeducativa, é muito importante. E neste primeiro encontro temos como objetivo que todos se apresentem, se conheçam e possam começar a trocar experiências”, enfatizou a psicóloga.

     

    Os internos estão entusiasmados com a iniciativa. Para Thales, jovem de 16 anos que cumpre medida em semiliberdade, esta é a chance de mudar de vida. “Quero muito fazer esse curso, para seguir uma profissão. Aqui, também espero aprender outras coisas, como me comportar numa empresa, por exemplo”, finalizou.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados