• Novo Degase realiza 1° Concurso de Marchinhas para adolescentes e funcionários

11/03/2014

Ao todo, foram inscritas 27 composições que tinham como tema “Carnaval, futebol e alegria”

A Diretoria de Cultura Esporte e Lazer (Dicel) promoveu, nesta quarta-feira (26/2), o 1° Concurso de Marchinhas do Novo Degase. O evento aconteceu no auditório da Subprefeitura Ilha - XX Região Administrativa .

Na ocasião, o subdiretor do Novo Degase, Roberto Bassan, e o coordenador de Recursos Humanos, Sylvio Castro, prestigiaram os candidatos, que vieram de várias unidades do estado, como Duque de Caxias, Bangu, Niterói e Ricardo de Albuquerque, para participar do evento.

Foram 27 marchinhas inscritas com o tema proposto “Carnaval, futebol e alegria”. As composições foram dividas em duas categorias: Adolescentes e Servidores. A abertura da competição ficou a cargo do professor Marcos Costa, que contou um pouco da história das marchinhas ao longo dos carnavais do Rio de Janeiro.

O diretor de Cultura, Esporte e Lazer do Departamento, Alexander Martins, explicou como surgiu a ideia de realizar o concurso.

- Nossa ideia era reviver, dentro do Degase, a época em que as marchinhas faziam grande sucesso no Rio de Janeiro. Confesso que fiquei surpreso e feliz com a quantidade de marchinhas inscritas. Tenho certeza que todos os participantes se divertiram muito no concurso -, disse Alexander.

Após a apresentação dos competidores, a cantora Lu Fugassa mostrou um repertório de sambas populares, enquanto um júri composto de cinco membros escolhia os campeões da competição.

Os adolescentes do Educandário Santo Expedito (ESE), do Centro de Recursos Integrados ao Adolescente (Criaad), de Duque de Caxias, e do Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC) foram os vencedores do concurso, garantindo as três primeiras colocações, respectivamente. Eles foram premiados com bolas de futebol e jogos.

Na categoria “Servidor” venceu a parceria de Camilo Sepúlveda e Guilherme Pressato, agente socioeducativo e estagiário, respectivamente, da Assessoria de Comunicação do Departamento. Eles foram agraciados com cinco convites para a tradicional feijoada da Estação Primeira Mangueira.