Novo Degase

Notícias

  • Ex-interno participa de Roda de Diálogos no Degase

    24/02/2014

    Por Ascom

    Com o intuito de formar profissionalmente internos e a comunidade em geral, além de estimular o crescimento interpessoal desses jovens, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase) realiza diversas ações, entre as quais o Projeto Sementes do Amanhã, em parceria com a Masan Serviços Especializados.

    Durante o curso, os alunos aprendem a função de auxiliar de cozinha. Mas não ficam só na teoria. Também vivenciam a função na Masan, onde têm a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Foi o que aconteceu com o ex-interno e hoje ajudante de cozinha, Jadison Marins da Silva, de 22 anos.

    Jadison conversou com os adolescentes sobre sua trajetória de vida, dificuldades, conquistas e dia a dia no trabalho. O encontro aconteceu, no Centro de Capacitação (Cecap) da Ilha do Governador, no último dia 19, em uma “Roda de Diálogos”, projeto que promove encontros e reflexões entre os alunos e diversos profissionais envolvidos na formação.

    Após ter cometido uma infração, o adolescente ingressou no Degase, onde começou o curso profissionalizante, e viu nas aulas uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Após terminar o curso, Jadison foi contratado pela Masan, onde trabalha há quatro anos.

    “Eu sempre falo que sem luta não há vitória. Aprendi isso ao longo da vida. Foi difícil o caminho que percorri, mas só de saber que conquistei tudo o que tenho, e que hoje sou motivo de orgulho e exemplo é muito bom. Estar aqui e poder trocar experiências com outros jovens que ainda estão percorrendo esse processo é muito gratificante”.

    Para Flávia de Abreu Lisboa, psicóloga do Centro de Capacitação do Novo Degase, os resultados já podem ser percebidos. “Com estes momentos e conversas, podemos ter mais contato com os jovens, saber o que eles querem, trocar experiências. Assim, enriquecemos ainda mais a formação dos alunos”, conclui. Quem tem o interesse em aguardar uma nova oportunidade para participar dos cursos pode comparecer ao Cecap, na Estrada das Canárias, 569, portão B, de segunda e a sexta, das 10h às 17h. As inscrições são gratuitas.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados